sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Dengue


Agente causador: o mosquito Aedes aegypti.

Forma de contagio: A dengue é transmitida pela picada das fêmeas dos mosquitos das espécies Aedes aegypti e Aedes albopictus.

A picada é na maioria das vezes indolor e não causa marcas na pele, o que pode dificultar a identificação da doença.

Desenvolvimento do mosquito: A fêmea deposita seus ovos em lugares que contenham água parada e limpa, as larvas saem dos ovos e ficam na água por uma semana, após esse período o ciclo se completa, e as larvas transformam-se em mosquitos adultos. Se uma fêmea infectada pelo vírus da dengue colocar seus ovos e esses completar seu ciclo, os mosquitos que nascerem já poderão transmitir a doença.

Sintomas: Perda do paladar e apetite, Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores, Febre alta com início súbito entre outros.

Prevenção: A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Tratamento: Não existe tratamento específico para dengue.  A aspirina, (ácido acetilsalicílico (AAS)) é contraindicada no dengue por ser uma droga que diminui a função das plaquetas. Como o doente com dengue já apresenta tendências hemorrágicas e um número reduzido de plaquetas, inibir a função das remanescentes não será nada interessante.

Região dominante: a doença tem no Brasil todo, mas se encontra mais nas regiões Norte,Nordeste, em algumas cidades da região Sudeste como: Rio de Janeiro e Espirito Santo e em uma cidade da região Centro Oeste que é Mato Grosso.









Febre Tifoide



Agente causador: bactéria salmonella typhi

Forma de contagio: A principal forma de contagio é pela ingestão de água e alimentos contaminados.

Sintomas: febre alta, dor de cabeça, falta de apetite, manchas rosadas no tronco do corpo e entre outros.

Prevenção: A melhor forma de se prevenir contra esta doença é adotar medidas preventivas como o consumo somente de água filtrada ou fervida, cuidados com a higiene pessoal, saneamento básico, cuidado e higiene no manuseio de alimentos e evitar consumir alimentos vendidos na rua.

Tratamento: uma vez que a bactéria entra em contato com o organismo humano, a pessoa infectada deverá receber tratamento médico. Em casos mais específicos, ocorre a necessidade de internação para hidratação e administração venenosa de antibióticos. Em ambos os casos, é importante que a pessoa procure atendimento médico, pois, sem o tratamento adequado, esta enfermidade pode levar a óbito.

Região dominante: O contágio com a salmonela é global, mas, no Brasil, a maior quantidade de casos registrados concentra-se no Norte e no Nordeste, sendo a Bahia e o Amazonas os estados de maior ocorrência.






 









quarta-feira, 4 de abril de 2012

o rio pitimbu ontem,hoje e amanhã


 O RIO HOJE.
Para alguns, um paraíso. Para outros, uma vergonha. Uns consideram um patrimônio, outros um empecilho. Para centenas é local de lazer. Sete mil o têm como fonte direta de abastecimento e renda. Mais de 200 mil têm nele sua fonte indireta de água para beber. Esse é o rio Pitimbu, curso d’água que percorre 32 km serpenteando entre os municípios de Macaíba, Parnamirim e Natal e que hoje é motivo de preocupação de ambientalistas e do poder público.
O rio, que após anos de expectativa deve finalmente ganhar uma estrutura demarcando a área de proteção a sua volta, serve hoje como uma das principais fontes de abastecimento da lagoa do Jequi, onde deságua e de onde são retirados cerca de 30% da água consumida na capital. Ao mesmo tempo, seu leito é ponto de diversão para muitos moradores das três cidades, porém funciona também como local de despejo de lixo e dejetos, sem contar outras agressões que sofre, como o desmatamento e a ocupação irregular das margens.(Fonte:blog grito verde. Disponível em:http://grito-verde.blogspot.com.br/2009/01/rio-pitimbu-espera-da-preservao.html)
  
O RIO ANTIGAMENTE
O rio pitimbu antigamente, ele não era tão poluído como é hoje,ele ate possuía muitos peixes e jacarés de pequeno porte e servia de divertimento para muitas crianças.Mas a população foi começando a poluir  e o rio começou a ficar uma coisa horrível e muito poluída.

O RIO AMANHÃ
Dez anos.  É o tempo total estimado para que a área degradada com o assoreamento do Rio Pitimbu, entre Natal e Parnamirim, esteja totalmente recuperada e com as características da vegetação original. É o tempo de maturação das mudas de floresta nativa que estão sendo plantadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), durante seis meses, tempo que vai durar a intervenção direta prevista no Plano de Recuperação da Área Degradada.(Fonte: Fernando Mineiro, Deputado Estadual.Disponível em: http://mineiropt.com.br/noticias/area-degradada-no-rio-pitimbu-tera-recuperacao-lenta-e-gradual/)